quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

SENSO MARINHO


Pesquisa poderá ajudar na avaliação de mudanças climáticas

Depois de 10 anos de estudos, foi concluído em outubro o senso marinho, que revelou descobertas de novas espécies exóticas, que poderão ajudar na avaliação de ameaças como mudanças climáticas, entre outras catástrofes. Entre elas, os efeitos o recente vazamento de petróleo em um poço da British Petroleum (BP) no golfo do México.

O número de espécies marinhas de animais e plantas maiores que micróbios aumentou de 230 mil para 250 mil. Mas os cientistas calculam ainda serem descobertas mais de 750 mil espécies em profundezas abissais e em partes do Ártico, Antártida e Pacífico.

O estudo detectou seis mil espécies potencialmente novas, como crustáceos e moluscos e descrições formais de mais de 1.200 animais. Foram contabilizadas, ainda, mais de oito mil espécies de peixes e mamíferos na área em que houve o vazamento da BP.

Os investimentos atingiram o montante de 650 milhões de dólares e envolveu 2.700 especialistas em 80 países. Entre descobertas, os cientistas apontaram um caranguejo de garras peludas, um peixe luminoso, um tipo de camarão já considerado extinto e uma lula de sete metros de comprimento.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário